Arquivos

Followers

Tratante e farsante


“Escolhi o mês de Dezembro para por em dia os planos em prol de minha mudança de vida, que de tão antigos nem sei ainda se podem ser considerados planos de mudança!” É assim que começa minha lista de itens a cumprir em um novo ano. Mas essa introdução foi criada na lista de 2010, quando prometi planos para 2011(Sim, sou do tipo que cria listas de planos para o próximo ano. Previsível, eu sei, e tão clichê quanto vestir branco no Reveillon, mas a pessoa tem que ter uma organização, mesmo que não a siga ao pé da letra,né). Fuçando uma gaveta, encontrei essa lista e - que decepção! - não cumpri praticamente com nada do que havia me comprometido a realizar desde 2010. A lista de 2010 para 2011 é praticamente uma cópia da de 2009 para 2010, ou seja, sou um tratante e farsante de primeira. Cuidado. A parte boa é que isso mostra que nem sempre tudo acontece como queremos. A parte ruim é que haviam coisas que me fariam melhor, o que não quer dizer que estou pior um ano depois, mas que me tornaria mais tolerável comigo mesmo.

Na lista, eu me comprometia a fazer aula de violão, de canto, a malhar esse ‘esqueleto’ que chamo de corpo, mudar a decoração de meu quarto, ver a uns cem filmes, ler uns cem livros,ouvir a uns cem discos, me aprofundar na escritura sagrada(é, a Bíblia), visitar entidades carentes, fazer uma viagem de férias realmente interessante, reafirmar meu estilo de vestir-se, mudar a cor do cabelo, etc etc etc.

Logo depois de criar a lista lembrei-me o quanto uma lista de planos pode ser perigosa se você não a segue à risca,porque ela fica atormentando sua mente o ano inteiro te lembrando do que ainda não fez ou do que não fez direito, como se as palavras gritassem cada vez que você as olha com o ar desolado de "desculpa, mas não tá dando, listinha", ou corre os olhos sobre o papel indicando um “deixa pra depois”.

Eu preferia seguir uma lista intuitiva mas é sempre bom lembrar que nossa memória adora nos pregar peças e nos trair quando, por exemplo, a gente não passa num teste escolar por ter esquecido uma fórmula ou uma data de um acontecimento histórico. E ser traído pela memória quando se esquece algo de suma importância é como se você estivesse caindo num abismo, já certo de que vai virar pó lá em baixo porque não existe nenhum galhinho fincado na rocha pra te salvar por um triz, como nos desenhos animados.

A lista que era para este ano, vai servir também para 2012, tenho certeza. Apenas tenho que passá-la a limpo e adicionar algumas coisas de que lembrei que não haviam entrado na outra. Faltam 5 meses pro ano acabar.Vou ver se cumpro ainda uns 5% daquilo tudo. E em Dezembro saberei se essa lista me fará gargalhar com aquela risada clássica de monstro e pular, gritando:"Eu consegui,eu consegui!", ao invés de passá-la a limpo e engavetá-la pela milésima vez.

Danttas

Leave a Reply